Olá meninas!
Hoje vou postar algumas dicas para vocês fotografarem seus pequenos... Nós, que fazemos projetos de scrap, sabemos da importância da foto; ela é a personagem principal do projeto! Não adianta a decoração estar harmoniosa se a foto não conseguir transmitir o recado do momento; além disso, deve ter uma ótima definição/resolução.
Então, vamos as dicas?? Eu as copiei de um blog sobre fotos, achei que facilitaram muito o entendimento para quem não é profissional dessa área...
Configuração da câmera: muitas câmeras compactas, possuem modo manual (letra M). Se a sua tiver, utilize-o, esqueça o modo automático. No modo automático quem define como a foto vai sair é a câmera e não você. E muitas vezes ela fotometra errado e é por isso que muitas fotos serem “estouradas” ou tremidas (pouca velocidade). Se sua câmera não tem modo manual, resta usar o modo programado “retrato”. Das opções que restam é a menos ruim.
ISO: Use o mais baixo possível. Dias ensolarados, use 100. Dias nublados, use 200. Ambiente interno, entre 200 e 400.
Abertura: a maior possível. Acima de f/5.6. O objetivo com grandes aberturas é deixar o fundo desfocado, valorizando a criança.
Raw ou JPEG: Sempre que sua câmera permitir, use raw. Usando raw, você não precisará se preocupar com balanço de branco e um controle de luminosidade rigoroso, você poderá se dedicar a pensar a composição e melhorar as definições finas no tratamento de foto no PS ou LR.
Velocidade: Crianças normalmente são agitadas, aconselho fotografar com 1/200. Bebês podem ser fotografados com 1/100. Fotos tremidas são sinal que você está usando uma velocidade baixa. Tire umas 2 ou 3 fotos e confira, se estiverem tremidas aumente a velocidade. Se ao aumentar a velocidade (mantendo a abertura), a foto ficar escura, aumente um pouco o ISO.
Tipo de foco: Se sua câmera tiver foto automático ótimo. Foto manual para a agitação das crianças fica muito difícil. Se sua câmera tiver opção entre foco central e multiponto, escolha o multiponto.
Flash: Se for uma câmera compacta com o flash incorporado, desligue o flash. Na maior parte das vezes esse tipo de flash estraga a foto. Se estiver escuro, leve a criança para uma área mais aberta com mais luz ou aumente o ISO um pouco (cuidado com a granulação excessiva).
Poses: Evite fazer com que a criança pose para você. Deixe ela livre e tente capturar seus momentos e expressões naturais. Normalmente a criança fica tímida e retraída no inicio a ver uma câmera apontada para ela. Depois de alguns minutos ela ficará mais relaxada e esquecerá de você, ficando mais natural. É por isso que em uma sessão de fotos de criança, as melhores fotos costumam ser as últimas.
“Olha o passarinho !!!”: Não avise quando você vai fotografar. Isso faz com que a criança force um sorriso e tire a espontaneidade da cena. Para falar a verdade, essa dica serve para qualquer tipo de foto. Qualquer pessoa que sabe que será fotografada muda seu comportamento, e você já deve ter percebido isso, não é?
Abaixe-se: Se você vai fotografar uma criança, abaixe-se ao nível dos olhos dela. Melhora o enquadramento, não “achata” a criança e a foto fica mais natural.
Fundo: Atente se o fundo não está muito poluído com muitos objetos ou outras pessoas aparecendo. Se não puder “limpar” o fundo, desfoque-o aumentando a abertura.
Foco: o foco da câmera deve estar nos olhos da criança. Por sinal, se uma foto está fora de foco ela deve ser descartada. O mínimo essencial necessário para uma foto ser aproveitada é que ela esteja no foco. É incrível a quantidade de fotos que são publicadas e nem foco tem. Isso é um erro primário, não o cometa.
Minha câmera não tem zoom: Se sua câmera não tem zoom, se aproxime da criança e faça a foto. Muitas vezes a composição melhora muito se você der 2 passos para a frente. Mexa-se e procura um ângulo melhor.
Fotografe detalhes: Não fotografe só as poses tradicionais, procure ângulos diferentes e principalmente fotografe detalhes. Close nas mãos, nos pés ou em um acessório da criança (brinquedo, detalhe da roupa) podem render fotos lindas.
Uniformize suas fotos: Eu sei que as câmeras automáticas tem diversos modos de trabalhar a cor: P/B, sépia, cinza, colorido vibrante, etc. Escolha um deles e faça todas suas fotos nele. Nada de fotografar em cor e fazer 2 fotos P/B e mais 3 em sépia. Mantenha uma uniformidade nas suas fotos e o conjunto ficará mais atraente. Apenas se você for fazer um fotolivro em cor, uma ou outra foto sépia pode servir como composição de fundo, mas com moderação, ok?
Referência do texto: Claudio Machado Fotografia
Fotos: Lindsey Jackson
Caro Camarena's